Design para todos e educação inclusiva : envolvendo professores na criação de tecnologias



Trabalho

Ano: 2017

Tipo: Dissertação

Agência fin.: CNPq

Grau: Mestrado

Disciplina: Ciência da Computação

Universidade (IES): UNICAMP

Faculdade/Departamento: Instituto de Computação

Programa: Mestrado em Ciência da Computação

Fonte de dados: UNICAMP DSpace

Autor: Braz, Leonara de Medeiros

Orientador: Heiko Horst Hornung


Assunto: Design participativo,Design universal,Educacao inclusiva,Participatory design,Universal design,Inclusive education


Resumo: Resumo: No Brasil, o acesso à educação é garantido por lei. Assim, profissionais de educação buscam utilizar diferentes materiais e tecnologias para possibilitar que seus alunos, independentemente de suas habilidades e necessidades, possam ser inseridos dentro do ambiente escolar. Desse modo, tecnologias são cada vez mais utilizadas como mediadoras do processo de ensino e aprendizagem. Porém, nem todas as tecnologias promovem uma educação inclusiva. Diante desse cenário, destacam-se as Interfaces de Usuário Tangíveis, permitindo ao usuário interagir com objetos físicos para a realização de suas atividades, promovendo um engajamento sensorial de seus usuários. As Interfaces Tangíveis podem promover uma maior acessibilidade para seus usuários, sendo uma poderosa ferramenta para promover inclusão no ambiente escolar. Porém, muitos dos trabalhos vistos na literatura são voltados para um público-alvo muito específico, dificultando a utilização dessas tecnologias em sala de aula, considerando que cada aluno tem suas necessidades. Outro fator que deve ser considerado é a habilidade do professor que utilizará a tecnologia. Em nossa pesquisa, trabalhamos com a hipótese de que a utilização de técnicas de design participativo, com profissionais da educação inclusiva, durante todas as fases do projeto pode auxiliar a criação de tecnologias voltadas para a educação inclusiva. Elaboramos uma série de oficinas utilizando diferentes técnicas para inserir os professores no processo de construção colaborativa e observar como as mesmas influenciam no processo de criação. Consideramos que as práticas participativas contribuíram para que os participantes utilizassem seus conhecimentos e expertises para apoiar a criação de um recurso tecnológico que se adequasse às suas necessidades em sala de aula, além de proporcionar uma maior segurança do uso da tecnologia dentro de seu ambiente de trabalho


Abstract: Abstract: In Brazil, law guarantees access to education. Thus, education professionals seek to use different materials and technologies to enable their students, regardless of their abilities and needs, to be inserted into the school environment. In this way, technologies are increasingly used as mediators of the teaching and learning process. However, not all technologies promote inclusive education. In this scenario, Tangible User Interfaces stand out, allowing the user to interact with physical objects to carry out their activities, promoting a sensorial engagement of their users. Tangible Interfaces can promote greater accessibility, being a powerful tool to promote inclusion in the school environment. However, many of the works seen in the literature are aimed at a very specific target audience, making it difficult to use these technologies in the classroom, considering that each student has specific needs. Another factor that should be considered is the ability of the teacher to use the technology. In our research, we work with the hypothesis that the use of participatory design techniques, involving inclusive education professionals during all phases of the project, can help the creation of technologies aimed at inclusive education. We developed a series of workshops using different techniques to introduce teachers to the process of collaborative construction and observed how they influence the creation process. We believe that participatory practices have contributed to participants use of their knowledge and expertise to support the creation of a technological resource that fits their classroom needs, as well as providing greater insight into the use of technology within their work environment,\$aCiência da Computação,\$aMestra em Ciência da Computação,\$a133797/2015-5,\$aCNPQ


Referência: BRAZ, Leonara de Medeiros. Design para todos e educação inclusiva: envolvendo professores na criação de tecnologias. 2017. 1 recurso online (120 p.). Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Computação, Campinas, SP. Disponível em:

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